No post de hoje quero chamar atenção aos alimentos naturais. O nosso desempenho esportivo está diretamente relacionado ao que comemos. Além dos alimentos serem o nosso combustível, eles também ajudam a prevenir ou curar lesões. Sem uma boa alimentação, os ganhos ficam estagnados e o desempenho é seriamente comprometido!

Na musculação, escolha preferencialmente alimentos com as seguintes características:

Baixo índice glicêmico (IG): os alimentos com baixo IG são aqueles que liberam lenta e gradualmente a energia contida neles, evitando assim os picos de insulina no sangue e o acúmulo de gordura.

Elevado teor proteico: a proteína é responsável por fornecer os aminoácidos necessários para a manutenção da massa magra e promover o crescimento muscular.

Gorduras boas:  gorduras insaturadas e ricas em ômega 3, 6 e 9 são essenciais para o bom funcionamento do organismo e ajudam na perda de gordura.

Alimentos com fibras:  as fibras proporcionam um bom funcionamento do intestino e promovem sensação de saciedade, retardando a fome e evitando o consumo excessivo ou ingestão de alimentos fora do horário.

Confira aqui 7 alimentos poderosos e que você nem imagina o bem que eles nos fazem.

FARINHA DE FEIJÃO BRANCO

Possui uma excelente combinação de carboidratos com baixo índice glicêmico e proteínas. Sua farinha promete favorecer o emagrecimento e a redução dos níveis de açúcar no sangue, pois a proteína presente nesse feijão inibe a absorção de glicose pelo organismo, sendo importante para o controle do diabetes.

ÓLEO DE LINHAÇA

A semente possui vitamina E, que previne as doenças degenerativas e o envelhecimento precoce. Também é composta por antioxidantes e anticancerígenos, além de ácidos graxos (ômega 3, 6 e 9), que combatem problemas cardiovasculares e o mau colesterol. O óleo de linhaça não é apenas um aliado importante para emagrecer, mas também, é importante para a saúde em geral.

Captura-de-Tela-2014-08-17-às-10.48.23

ARROZ VERMELHO OU PRETO

O arroz é uma excelente fonte de carboidratos. As versões vermelha ou preta são ainda melhores, pois possuem mais proteína e fibras, que garantem melhor funcionamento intestinal, melhoria da absorção de glicose e colesterol, prevenção de diabetes e  redução do acúmulo de gorduras nas artérias.

tipos-de-arroz-que-voce-nao-conhecia1

ÓLEO DE CÁRTAMO

Rico em ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, o óleo de cártamo tem a propriedade de promover estímulos de saciedade por aumentar a leptina, hormônio resistente em obesos. Ele contém ômega 6 e ácido linoleico, que protegem contra o câncer, formação de placas de colesterol nas artérias e diabetes tipo 2.

ÓLEO DE PRÍMULA

O óleo da semente de prímula contém ácido gama-linolênico (GLA), vital para aliviar inflamações e fortalecer o sistema imune. Também ajuda a manter o sangue fluindo livremente, reduz a pressão arterial elevada, desempenha um papel importante na redução de câncer de mama, além de reduzir o colesterol alto. O GLA ainda ajuda na energia para o corpo e supre as gorduras estruturais presentes no cérebro, músculos, medula óssea e membranas das células.

CAFÉ VERDE

Os grãos de café verde podem ajudar a emagrecer em um período relativamente curto de tempo combinado com alimentação saudável e exercícios. A ingestão diária de cápsulas de café ajudou um grupo de pessoas com sobrepeso e obesos a emagrecer em um período de seis meses. O efeito dos grãos se deve a uma substância chamada ácido clorogênico, mais presente nos grãos de café sem torrar.

Depositphotos_47485571_s-837x520

RAIZ DE MACA

A Maca, ou Ginseng dos Andes é um vegetal crucífero nativo das Montanhas Andinas do Peru. Vem sendo utilizado desde a época dos Incas como um tônico capaz de aumentar a capacidade física e manter o bom funcionamento do organismo, porém ganhou fama como estimulante da libido. Além disso, a raíz de maca é capaz de aumentar a energia e vitalidade, melhorar o desempenho físico e mental, manter um bom equilíbrio orgânico e ajuda a repor as energias do corpo esgotado.

O uso desses alimentos funcionais são excelentes quando combinados às orientações do seu nutricionista e às atividades físicas.

Boa semana meninas!

May.

@mayarasousapersonal